Sobre Nós

A atual Escola Secundária Carlos Amarante tem as suas raízes na Escola de Desenho Industrial criada por diploma régio de 11 de dezembro de 1884.

Em 1975, com a unificação do ensino secundário, a antiga escola industrial toma a atual designação — Escola Secundária Carlos Amarante.

A ideia de criação de um Museu na ESCA não surgiu de uma só vez. Mas é com o início deste século XXI que um punhado de professores de História (Ana Macedo, Isabel Martins, Nuno Abrantes e Teresa Gonçalves) - sensibilizados com a visível degradação de muitos livros, documentos e materiais que pereciam num soalho  impróprio nos forrinhos do edifício - põe mãos à obra na salvaguarda deste património.

O Projeto ergueu-se...

História do Projecto

A criação do Museu da ESCA surgiu da consciência da necessidade de pôr termo à degradação e à perda crescentes do património bibliográfico, documental e material pertencente à Escola e que se encontrava acumulado em condições inóspitas no sótão desde as últimas obras efetuadas no edifício onde a Escola funciona desde 1958.

Depois de uma operação de “salvamento e limpeza” desencadeada por um grupo de professores de Históriaem 2001/2002, com o apoio manifesto do Conselho Executivo e o contributo de alguns alunos, os materiais foram transferidos para um local renovado pelas obras a que todo o sótão do edifício foi gradualmente submetido. Este novo local era  um amplo espaço  do lado nascente dos “forrinhos” (último a ser remodelado) onde se depositou todo o material bibliográfico e documental recolhido e devidamente inventariado, ainda que a carecer de armários adequados à sua manutenção, bem como, uma boa parte dele também, de restauro. Nele também se expôs um número significativo de peças e modelos usados/elaborados nos antigos cursos de mecanotecnia, mecânica, física, electrotecnia, electricidade, artes e ofícios, carpintaria, desenho, costura e bordados, talha, comércio e outros ainda que fizeram a história da Escola e cujas imagens podem ser apreciadas nesta página. Parte significativa destes materiais é de grande valor histórico e afectivo, carecendo igualmente de restauro.

Os alunos da ESCA bem como de outras escolas - sobretudo no chamado "Dia da Escola" (22 de Janeiro) - por várias vezes tiveram a oportunidade de visitar, conhecer e dinamizar este espaço.

Em 2008/2009 todos esses materiais tiveram que ser embalados e realojados em espaços provisórios face ao iniciar na escola do Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao ensino secundário.

Um novo espaço não está ainda  funcional pelo que o espólio aguarda por condições de instalação efetivas. Logo que possivel, esperamos que em breve, possamos  sentir esse espaço e proporcionar a sua fruição a toda a comunidade escolar bem como a outras escolas e instituições.

Um espaço  de história, memória e identidade ao serviço da comunidade educativa e onde todos podemos participar.